GRESP promove palestra "Modernidade e (In)diferenciação: elementos para uma arqueologia do disc
A palestra será proferida pelo Prof. Dr. Lucas Trindade da Silva, Professor Substituto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB), e faz parte das atividades de pesquisa do GRESP/UFPB.
Durante o mês de julho o GRESP receberá o Professor Dr. Lucas Trindade da Silva para discutir sobre elementos teóricos do fazer sociológico. A palestra terá como tema configurações analíticas centrais da Sociologia contemporânea, especificamente no que se refere autonomização/diferenciação das esferas em sociedades modernas na abordagem foucaldiana.
Segundo o professor, " Uma das principais motivações para mapear diferentes modulações de uma perspectiva da indiferenciação na teoria sociológica sucedeu a um incômodo com aquilo que Ulrich Beck (1997) chama de “teoria rígida da modernidade simples” ou uma teoria formalista e dogmática da diferenciação funcional, tal qual se consolida na elaboração luhmanniana do sistema social. Não se trata de negar a importância e efetividade do enunciado da autonomização das esferas sociais (o que de fato sempre se evidencia no contraste com sociedades marcadas pela totalização mítico-religiosa, não-secularizadas, diria o mesmo discurso), mas de chamar atenção para uma forma alternativa de olhar para os processos de modernização, sem reduzir e forçar a realidade a se ajustar ao enunciado da autonomização/diferenciação como um leito de Procusto".
Com Doutorado em Sociologia pela UNB (2018), Mestrado em Sociologia pela UFPE (2014) e Graduado em Ciências Sociais pela UFPB (2011), o professor Lucas é atualmente professor substituto do departamento de Sociologia da UNB. O evento ocorrerá no próximo dia 23 de julho de 2018, as 14:30h, na sala 402 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB.
As inscrições podem ser feitas através do link: INSCRIÇÕES